segunda-feira, 10 de novembro de 2008

VMware: smartphone virtual a caminho:

OK, a gente já sabe que máquina virtual é uma coisa bacana para servidores (vide o que roda este Zumo que vos fala). Mas… celular com sistema operacional virtualizado é algo que eu nunca havia ouvido falar (ou imaginado uma coisa dessas). Culpe a VMware, que anuncia hoje uma plataforma de virtualização para celulares.

Chamada de VMWare Mobile Platform (MVP), a nova tecnologia permite ‘aos fabricantes de aparelhos reduzir o tempo de desenvolvimento e lançar celulares com mais serviços. E os usuários finais poderão rodar perfis múltiplos - um para uso pessoal e outro para profissional - no mesmo aparelho’. (nota do Zumo: o Nokia E71 faz isso com um sistema operacional só, mas sem os recursos de virtualização).

A idéia é inserir uma camada de software no celular que separa os aplicativos e os dados do hardware, rodando em modo de pouco consumo de energia e memória. Pelo que entendi, os fabricantes agora vão poder criar software e sistema operacional para o celular que funcionam de modo independente do hardware. Assim fica mais fácil portar o software para distintos aparelhos.

Se você pensar que hoje em dia os fabricantes tendem cada vez mais a usar sistemas operacionais open source - vide Android, o futuro Symbian e várias coisas que a Motorola já fez -, isso (se funcionar direito) vai ser uma mão na roda para popularizar sistemas abertos e “poderosos”. Crie um sistema que funciona em todos - poupa tempo e recursos dos desenvolvedores.

Do ponto de visa do consumidor, tem o lance dos perfis múltiplos (ei, eu tenho um smartphone 24×7, quero usar corporativo de dia e pessoal à noite) e uma novidade que parece interessante - criar “personas” no celular que são transferidas de um aparelho para outro com todas as suas configurações (de novo, seria algo parecido com o que a Nokia já faz - tem um assistente de migração que copia arquivos, mensagens, contatos, música, fotos, vídeos etc - de um dispositivo para outro).

O comunicado oficial da VMWare cita uma analista do Gartner que prevê que “até 2012, mais de 50% dos smartphones terão sistemas virtualizados”. Entretanto, não cita potenciais parceiros de hardware ou até mesmo de software para a empreitada do MVP.

Alienware e o seu novo extreme laptop:

A cada vez mais conhecida marca Alienware, que tem fama devido aos seus supercomputadores, apresentou recentemente o seu novo laptop Alien Ware CrossFire X M17 Gaming que, como o nome indica, é especial para correr videojogos. Quem já conhece a marca, sabe que os portáteis e desktops da Alienware podem ser modificados até ao mais ínfimo detalhe, mas os preços base são sempre extremamente elevados, tal e qual como este M17, que tem um preço inicial fixado nos 1400 dólares, mas que facilmente chega aos 4200. Quanto às especificações, o Alienware M17 tem um ecrã de 17", com suporte CrossFire X, tem um processador Core 2 Quad Extreme, até 4GB de memória RAM, duas gráficas ATI Radeon HD 3870, O novo M17 tem um preço base de $1399 dólares, que incluem um ecrã de 17-polegadas (WXGA+ (1440x900) ou WUXGA (1920x1200)) e suporte CrossFire X. O disco rígido tem espaço até 1TB em RAID 0, possui um gravador dual-layer DVD ou Blu-ray, e também tem incorporado os vários sensores de segurança como reconhecimento facial e leitor de impressões digitais para login.

LG Informática cria nova área de gestão:

Haridimos Papaioanou Neto é o novo responsável pela administração de projetos e programas propostos pela empresa

A desenvolvedora de sistemas de RH LG Informática cria a área de gestão de portfólio e programas.

Haridimos Papaioanou Neto passa a responder pela supervisão e controle do amplo leque de projetos em andamento nos clientes. O principal objetivo do novo departamento é garantir a satisfação do cliente, a partir do alcance dos resultados acordados em implantações de produtos ou em consultorias programadas.

O executivo atua há cerca de 30 anos nas áreas comercial e de consultoria em TI e registra passagem por empresas como HB Global, Nova Era Consultores, Deloitte, Ericsson do Brasil e Price Waterhouse.