sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Educação e conectividade fazem Brasil "patinar" em índice de convergência digital:

O IBCD (Índice Brasil para Convergência Digital) atingiu 5,85 pontos no ano passado, contra um resultado de 5,80 pontos em 2006, revelou um estudo divulgado pela Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação). Na quarta edição do IBCD, o país não saiu da casa dos cinco pontos --havia registrado 5,04 em 2004--, em uma escala de 0 a 10 pontos.

O objetivo do índice é apresentar informações sobre os aspectos da inovação, da convergência digital e da estrutura e dinâmica do mercado de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) no Brasil. Segundo a Brasscom, o IBCD serve como ferramenta para a elaboração de estratégias de mercado e formulação de políticas públicas.

Para o diretor de convergência digital da Brasscom, Nelson Wortsman, apesar do crescimento da série no índice não ter sido satisfatório, a tendência de alta tem de ser analisada de forma positiva. Segundo ele, o país está muito bem servido em relação a hardware, mas outros dois fatores impedem um crescimento mais forte do país no IBCD: conectividade e educação.

"A conectividade é a base da convergência digital. E a educação é o lado mais frágil do índice", explicou Wortsman.

O IBCD analisa três situações: ambiente da convergência (indicadores relacionados à conectividade, telecomunicações, mídia e entretenimento e acesso a produtos e serviços por meio digital), plataforma tecnológica (fatores relacionados a hardware, software e serviços de TI) e formação e inclusão (indicadores relacionados à inclusão digital, formação superior em TI e TI na educação).

Segundo o diretor da Brasscom, o país precisa ampliar significativamente a oferta de banda larga, principalmente nas escolas. "Precisa haver inclusão digital com o acesso a internet para, pelo menos, 70% da população", afirmou.

Wortsman projeta que o IBCD deve fechar este ano "bem próximo" de 6 pontos. Como comparação, ele explicou que a Espanha estava no ano passado em 6,92 pontos.

Nenhum comentário: